Imagem: Divulgação
Ibovespa sobe mais 1%, com mercado de olho na XP e na Vivara

Ibovespa sobe mais 1%, com mercado de olho na XP e na Vivara

Mercado agita-se com o desligamento de executivo da XP do conselho da B3, e acompanha uma possível compra da H. Stern pela Vivara

O Ibovespa subiu hoje mais 1% e atingiu os 129.601 pontos, em mais um dia (o sexto seguido) de alta de papéis-chaves do índice, como PETR3, que valorizou 4,96%, seguido de BRKM5 (4,82%), BRFS3 (4,11%), BBDC4 (3,90%) e VVAR3 (3,68%). As ações da Petrobras subiram, segundo o site InfoMoney, pelo desempenho positivo do petróleo Brent, que chegou a US$ 71,32 por barril.


Contribui também para o ambiente positivo a repercussão da alta do PIB, de 1,2% para o primeiro trimestre, divulgada ontem pelo IBGE. Mas não haverá a habitual expectativa de véspera porque amanhã é feriado de Corpus Christi. Assim, apenas na sexta-feira é que os investidores saberão se o rally prossegue, além de ter os reflexos das bolsas norte-americanas, que funcionam amanhã. O dólar comercial teve mais uma queda hoje, de 1,2%, a R$ 5.084 na compra, o que representa o menor valor desde 18 de dezembro de 2020.

Mas não foram só as boas notícias dos últimos dias que agitaram o mercado. A anunciada saída de um representante da XP do Conselho de Administração da B3, esta semana, levou analistas do JP Morgan a pensarem na possibilidade da própria XP avançar sobre o monopólio da Bolsa de Valores de São Paulo. Para o JP Morgan, a decisão da saída de José Berenger pode não ser uma estratégia de curto prazo nesse sentido, mas deixaria o caminho livre caso houvesse interesse em concorrer nesse mais adiante, de acordo com informações de hoje do site Seu Dinheiro e do Valor.

Outra negociação que pode acontecer, segundo divulgado ontem pela revista Exame e pelo site Suno Research, é a compra da tradicional joalheria H. Stern pela concorrente Vivara. O acordo envolveria uma parcela em dinheiro, outra de ações, e a Vivara avaliaria a possibilidade de um follow-on (oferta subsequente de ações). Antes de seu IPO, realizado em outubro de 2019, executivos da Vivara chegaram a conversar com o staff da H.Stern, mas naquele momento, não houve consenso sobre valores. As ações da Vivara (VVAR3), subiram hoje 3,68%.