Imagem: Divulgação
PIB cresce 1,2% no primeiro tri, mas ainda não é sustentável

PIB cresce 1,2% no primeiro tri, mas ainda não é sustentável

O Produto Interno Bruto (PIB) da economia brasileira cresceu 1,2% no primeiro trimestre de 2021, segundo dados divulgados nesta terça-feira (dia 1°) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Com o resultado do primeiro trimestre, o PIB voltou ao patamar do quarto trimestre de 2019, período pré-pandemia, mas ainda está 3,1% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica do país, alcançado no primeiro trimestre de 2014", informa o IBGE.


Em comparação a outros países, o Brasil apresentou um desempenho entre o crescimento da China no mesmo período (0,6%), Estados Unidos, Canadá, Indonésia e Coreia do Sul, que cresceram 1,6%. Conforme informações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Chile foi o país em que a economia apresentou a melhor performance, com 3,2% de alta, seguido por Colômbia (2,9%) e Romênia (2,8%), conforme divulgado pela Folha de S. Paulo.

Para o Estado de S. Paulo, a economia cresceu, mas a dúvida agora é se esse crescimento é sustentável a ponto de gerar empregos. Cita o agronegócio, que cresceu 5,7% de janeiro a março, puxado pela demanda global por produtos agrícolas como a soja e o milho. Em contraste, a indústria subiu apenas 0,7% no mesmo período. O alerta, segundo o jornal, é que não são esses setores - agropecuária e indústria - que mais empregam. E sim o setor de serviços, que registrou tímida alta de 0,4% no trimestre, ante uma queda de 4,5% no ano passado.