Alice e o Prefeito, um filme francês nas telas brasileiras

Dirigido por Nicolas Pariser, "Alice e o Prefeito" é o mais novo filme francês em destaque nas telas de cinema brasileiras. Com um elenco encabeçado por Fabrice Luchini e Anais Demoustier, a película conta a história de uma assessora que vai trabalhar na Prefeitura de Lyon, uma das maiores cidades francesas depois da capital Paris. Ela é uma intelectual, e não tem função específica, a não ser a de fornecer novas ideias para o chefe político. Preparada, sua influência não demora a aparecer no palácio municipal, o que começa a provocara ciumeira na equipe, já que o prefeito é um potencial candidato à presidência da França. Para os demais membros do staff, é preciso afastar Alice o quanto antes, pois temem que a poderosa autocrítica da jovem estimule o enfraquecimento da candidatura.


Embora parisiense, Nicolas Pariser escolheu Lyon por considerar essa cidade por sua importância política, pelo apoio à produção e por seu significado para o cinema francês. Além do que, Lyon é considerada a capital gastronômica da França.

Até o presente momento, "Alice e o Prefeito" é um sucesso de bilheteria em seu país, com mais de 750 mil espectadores que, a partir da diminuição dos riscos de contagio do Covid-19, não viam a hora de sair de casa e entrar num restaurante, café e, claro, no cinema - uma instituição francesa. O filme chegou a ser exibido para o presidente Emmanuel Macron no Champs Elysée. E a Associação dos Prefeitos da França usou a produção para um debate nacional sobre a política no País.

Assista o Trailler: