Sylvinho já atuou como auxiliar técnico do Corinthians | Imagem: Imagem: Daniel Augusto Jr./ Ag. Corinthians
Sylvinho terá 11 jogos em 39 dias pelo Corinthians, com dérbi e mata-mata

Sylvinho terá 11 jogos em 39 dias pelo Corinthians, com dérbi e mata-mata

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

Ainda pouco experiente na função, com apenas 11 jogos disputados na condição de treinador, Sylvinho terá um início de trabalho atribulado no Corinthians. Isso porque, em apenas 39 dias, o novo comandante do Alvinegro igualará sua marca no Lyon, decidirá uma vaga para as oitavas de final da Copa do Brasil e terá pela frente clássicos diante do Palmeiras e do São Paulo pelo Campeonato Brasileiro.

Embora conheça seu novo clube, a estrutura do CT Joaquim Grava e alguns dos atuais nomes do elenco do Alvinegro, Sylvinho terá dificuldades com o calendário do futebol brasileiro. Afinal, quando dirigiu o Lyon no segundo semestre de 2019 (seu único trabalho até aqui), o treinador teve 133 dias para disputar 11 partidas no comando da equipe francesa - média de um jogo a cada 12,09 dias.

No entanto, o número não faz jus ao tempo que Sylvinho teve para treinar a equipe já que os atletas estavam de férias no momento do anúncio de sua contratação. Levando em consideração a data de estreia do hoje treinador do Corinthians até sua demissão no Lyon, o comandante contou com 59 dias de trabalho na França, um jogo a cada 5,36 dias.

No Corinthians, os prazos serão mais curtos. Para completar o mesmo número de jogos que teve na Europa, o treinador contará com 39 dias de trabalho. Desconsiderando as viagens para os compromissos fora de casa e o tempo de recuperação dos atletas, Sylvinho terá uma média de 3,54 dias para acertar os detalhes táticos e técnicos da equipe entre um jogo e outro.

Neste intervalo, o Alvinegro tem o duelo com o Atlético-GO, pela terceira fase da Copa do Brasil pela frente. O primeiro jogo, na Neo Química Arena, acontece no dia 2 de junho (quarta-feira). Uma semana depois, o confronto decisivo, em Goiânia. O vencedor leva para a casa a vaga nas oitavas de final e uma premiação de R$ 2,7 milhões pela classificação. É um dinheiro importante para os cofres do clube.

Além disso, pelo Campeonato Brasileiro, o Corinthians visita o Palmeiras, no Allianz Parque, já na terceira rodada da competição nacional (o quinto jogo de Sylvinho sob o comando do elenco). Pela oitava rodada, em casa, o Timão recebe o São Paulo, atual campeão paulista, e joga para manter seu tabu diante do rival na Neo Química Arena.

O primeiro contato do novo treinador com o grupo do Corinthians acontece hoje (25) pela manhã. Depois de conversar com o elenco, Sylvinho concede entrevista coletiva, às 11h30, e na parte da tarde vai a campo e comanda o primeiro treino no CT Joaquim Grava. Amanhã (26), o Alvinegro encara o River Plate, do Paraguai, pela Copa Sul-Americana e o novo treinador acompanha tudo de perto nas cadeiras do setor oeste do estádio.

Os 11 primeiros jogos de Sylvinho no Corinthians:

  • 30/maio - Atlético-GO (casa) - 1ª rodada do Campeonanto Brasileiro
  • 2/junho - Atlético-GO (casa) - partida de ida da 3ª fase da Copa do Brasil
  • 6/junho - América-MG (fora) - 2ª rodada do Campeonanto Brasileiro
  • 9/junho - Atlético-GO (fora) - partida de volta da 3ª fase da Copa do Brasil
  • 12/junho - Palmeiras (fora) - 3ª rodada do Campeonanto Brasileiro
  • 16/junho - Red Bul Bragantino (casa) - 4ª rodada do Campeonanto Brasileiro
  • 20/junho - Bahia (fora) - 5ª rodada do Campeonanto Brasileiro
  • 24/junho - Sport (casa) - 6ª rodada do Campeonanto Brasileiro
  • 27/junho - Fluminense (fora) - 7ª rodada do Campeonanto Brasileiro
  • 30/junho - São Paulo (casa) - 8ª rodada do Campeonanto Brasileiro
  • 3/julho - Internacional (casa) - 9ª rodada do Campeonanto Brasileiro

Uol
https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2021/05/25/sylvinho-igualara-lyon-em-39-dias-em-meio-a-mata-mata-e-dois-classicos.htm