Prorrogado prazo para população discutir plano urbanístico do Jockey Club de São Paulo

Prorrogado prazo para população discutir plano urbanístico do Jockey Club de São Paulo

Com o objetivo de receber sugestões e participações da população, e aprimorar o projeto para o Jockey Club, a Prefeitura de São Paulo alterou o prazo final da consulta pública online para o dia 26 de junho. O Plano Urbanístico é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e pela São Paulo Urbanismo, empresa pública vinculada à SMUL. O objetivo do programa é definir as regras para transformação de um dos maiores equipamentos da cidade, tendo em vista a valorização de sua história e arquitetura.

O projeto busca adequar o Jockey às novas dinâmicas da cidade, isto é, para que ele abrigue novas atividades além do turfe (corrida de cavalos) e seja mais utilizado pela população e mais integrado à capital.

Discutido com a população desde o final de 2019, o processo encontra-se na sua segunda fase. Além da consulta pública online, os munícipes poderão ajudar a melhorar a proposta em audiência pública, que ainda será agendada. A iniciativa de realizar mudanças no Jockey também será tema de diálogos com os conselhos municipais.

Em seguida, após avaliar todas essas contribuições recebidas da sociedade civil, o município incorporará aquelas condizentes à proposta para qualificá-la.

Por fim, na última etapa, o projeto será apresentado novamente à população, desta vez de forma definitiva, antes de se tornar oficial a partir de um decreto.

Por que desenvolver um Plano Urbanístico para o Jockey?

O Hipódromo de Cidade Jardim, mais conhecido como Jockey Club, é um equipamento privado de grande porte, situado no distrito do Morumbi, na Subprefeitura do Butantã.

E está inserido em uma Zona de Ocupação Especial (ZOE) que, de acordo com a atual Lei de Zoneamento (Lei nº 16.402/2016), deve receber um Projeto de Intervenção Urbana (PIU) para definição das regras urbanísticas para seu desenvolvimento e transformações.

Saiba mais sobre a história do Jockey Club

Desde que foi aberto, em 1941, o Jockey Club é referência para o turfe nacional (corrida de cavalos), recebendo os principais eventos da modalidade junto com o Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.

Em 2010, o conjunto do Jockey Club foi tombado pelo CONDEPHAAT, vinculado ao Governo do Estado, e em 2013 pelo CONPRESP, da Prefeitura de São Paulo. As duas resoluções ressaltam o valor histórico, arquitetônico, cultural e simbólico do local.

Todavia, nos últimos anos, com o objetivo de diversificar e intensificar a utilização do equipamento e, consequentemente, atrair público em dias e horários em que não há a prática do turfe, o Jockey tem recepcionado diversos eventos, principalmente ligados à gastronomia e cultura.

Fonte: Site do governo - Cidade de São Paulo

GameBras
https://www.gamesbras.com/turf/2021/4/30/prorrogado-prazo-para-populao-discutir-plano-urbanistico-do-jockey-club-de-so-paulo-22914.html