'Bela Vingança' |
No clima de 'Bela Vingança', veja 10 filmes de mulheres destroçando homens no streaming

No clima de 'Bela Vingança', veja 10 filmes de mulheres destroçando homens no streaming

De 'Thelma e Louise' a 'A Vigilante', saiba como assistir a obras que vieram antes e depois do MeToo

ISABELLA MENON
LAURA LEWER


Em "Bela Vingança", Carey Mulligan interpreta Cassie, uma mulher que trabalha em um café durante o dia e, à noite, frequenta bares e baladas para assustar homens desconhecidos que se aproveitam de sua aparente embriaguez para levá-la para casa e violentá-la -como fizeram com sua melhor amiga de faculdade anos antes.

De acordo com a crítica, o filme, que estreia nesta quinta-feira (13) nos cinemas paulistanos, é considerado um marco da era do MeToo e simboliza uma nova geração de obras que exploram atos de vingança que partem de crimes cometidos contra mulheres.

Apesar de o longa vir na esteira do movimento feminista que eclodiu em 2017, produções que giram em torno da vingança feminina já chegaram várias vezes às telonas.

São histórias de assassinatos de estupradores, como contam os clássicos "Thelma e Louise" e "Monster - Desejo Assassino", narrativas bem-humoradas protagonizadas por divas de Hollywood, como Meryl Streep em "Ela É o Diabo" ou Diane Keaton em "O Clube das Desquitadas", e até produções em menor escala que se tornaram queridinhas, caso de "Garota Sombria Caminha pela Noite" e "Blow the Man Down".

O que eles têm em comum? Todos mostram mulheres inconformadas e violentadas que assumem o controle de suas vidas e buscam vingança e todos estão disponíveis nas plataformas de streaming.

Veja, abaixo, como assistir.

Blow the Man Down

Enquanto enfrentam o luto causado pela morte da mãe, duas irmãs precisam se unir para encobrir um crime que começou com um assédio. No processo, descobrem os segredos sinistros da pequena vila de pescadores onde vivem.
EUA, 2019. Direção: Danielle Krudy, Bridget Savage Cole. Com: Morgan Saylor, Sophie Lowe, Margo Martindale. No Amazon Prime Video. 16 anos

O Clube das Desquitadas

Três amigas divorciadas e de meia-idade se reaproximam após a morte do quarto elemento do grupo, que se jogou de sua cobertura depois de o ex-marido se casar com uma mulher mais nova. Enfrentando situações parecidas, elas decidem se unir em busca de vingança depois de anos de traição e descaso.
EUA, 1996. Direção: Hugh Wilson. Com: Goldie Hawn, Bette Midler, Diane Keaton. Para alugar na Claro Video e para alugar e comprar na Microsoft e Apple TV. Livre

Ela É o Diabo

Um casamento de 15 anos chega ao fim quando o homem decide viver com outra. A mulher não aceita bem a separação e decide atazanar a vida do ex-marido. Nesta comédia elogiada pela crítica especializada, a dona de casa abandonada Ruth é interpretada por Roseanne Barr, e a nova mulher é Mary, papel de Meryl Streep, uma romancista glamurosa.
EUA, 1989. Com: Meryl Streep, Roseanne Barr, Ed Begley Jr. Aluguel ou compra no AppleTV+. Livre

Garota Exemplar

No aniversário de casamento, Nick precisa lidar com o desaparecimento da mulher, Amy. Conforme a investigação avança, ele se torna o principal suspeito do caso. A sinopse termina aqui, já que revelar qual é a vingança do filme seria dar um baita spoiler -mas ela existe.
EUA, 2014. Direção: David Fincher. Com: Ben Affleck, Rosamund Pike e Neil Patrick Harris. No Amazon Prime Video. 14 anos

Garota Sombria Caminha pela Noite

​Uma solitária vampira que passeia de skate pelas ruas da cidade fantasma iraniana de Bad City se dedica a sugar o sangue de homens sórdidos e malfeitores.
EUA, 2014. Direção: Ana Lily Amirpour. Com: Sheila Vand, Arash Marandi, Marshall Manesh. No Globoplay e para alugar no YouTube e na Google Play Filmes. 16 anos

Kill Bill: Volume 1

Uma noiva grávida vivida por Uma Thurman é traída por seus antigos parceiros de crime no dia em que vai se casar e acaba ficando em coma. Depois de meses, ela se desperta e começa a se vingar de um por um.
EUA, 2003. Direção: Quentin Tarantino. Com: Uma Thurman, David Carradine e Daryl Hannah. Aluguel e compra no Google Play. 18 anos

Monster - Desejo Assassino

Inspirado na história real da americana Aileen Wuornos, o filme narra a jornada de uma prostituta com a infância marcada por violência e abuso de drogas. Depois de matar um cliente que a estuprou, ela embarca em uma sequência de crimes que fazem dela a primeira assassina em série dos Estados Unidos.
Alemanha, EUA, 2003. Direção: Patty Jenkins. Com: Charlize Theron, Christina Ricci, Bruce Dern. No Amazon Prime Video. 18 anos

Thelma e Louise

A clássica história das melhores amigas começa quando, em uma viagem de fim de semana, uma delas é estuprada por um homem durante uma parada em um bar. A outra sai em defesa da amiga e atira no homem, dando início a uma jornada de fuga pelos Estados Unidos.
EUA, França e Reino Unido, 1991. Direção: Ridley Scott. Com: Susan Sarandon, Geena Davis, Harvey Keitel. No Telecine e para alugar e comprar na Apple TV. 14 anos

A Vigilante

O thriller acompanha Sadie, uma mulher que foi vítima de violência doméstica, com cicatrizes pelo corpo inteiro. Por isso, ela se dedica a ajudar outras pessoas que desejam se livrar dos seus agressores. Enquanto tenta lidar com seus traumas, ela se vê obrigada a enfrentar o passado.
EUA, 2018. Direção: Sarah Daggar-Nickson. Com: Olivia Wilde, Morgan Spector, Tonye Patano. Aluguel ou compra no YouTube. 16 anos

Vingança

Todo ano, três homens casados e ricos se encontram no deserto para uma espécie de caçada. Desta vez, um deles resolve levar a amante, que acaba sendo estuprada por eles e é largada para morrer. O que eles não sabem é que ela sobreviveu e busca por vingança.
EUA, 2017. Direção: Coralie Fargeat. Com: Matilda Anna Ingrid Lutz, Kevin Janssens e Vincent Colombe. No Telecine. 18 anos

Guia Folha
https://guia.folha.uol.com.br/streaming/2021/05/no-clima-de-bela-vinganca-veja-10-filmes-de-mulheres-destrocando-homens-no-streaming.shtml