Imagem: Shutterstock
Por Que a B3 é a Minha Ação Preferida?

Por Que a B3 é a Minha Ação Preferida?

Rodolfo Amstalden

Para minha ação preferida (SA:B3SA3), espero um forte potencial de valorização daqui até dezembro de 2023, uma alta de até +50%.

Aos mais imediatistas, espero também um rendimento de dividendos da ordem de 7% para este ano, bem acima do CDI.

Mas de onde vêm tais números? De onde vem tamanho otimismo de minha parte?

A seguir, você confere os 5 principais motivos para termos essa empresa em nossos portfólios o quanto antes:

1. Há mais pessoas na Bolsa a cada dia

A B3 é a única Bolsa do mercado de capitais brasileiro. Ou seja, estamos diante de um monopólio no setor. Quem quiser investir em ações no Brasil não tem escolha a não ser utilizá-la. E o que observamos é que o número de pessoas acessando o serviço aumenta exponencialmente.

Veja o gráfico abaixo:



Enquanto no início de 2020 a B3 possuía 1,5 milhão de CPFs cadastrados, hoje já são mais de 3 milhões. Isso impacta diretamente na receita da companhia: quanto mais pessoas negociam na Bolsa, mais ela ganha com as taxas cobradas das operações.

As perspectivas econômicas de longo prazo, com a mudança no perfil de investimentos das pessoas, indicam uma avenida de crescimento para a B3 que durará uns bons anos.

2. Há mais empresas na Bolsa a cada dia

O número de empresas que desejam abrir seu capital está crescendo. Em 2020, vimos 27 companhias realizarem seus IPOs.

Só neste começo de ano, 13 novas empresas estrearam na Bolsa, e estão na fila mais 43 companhias até o momento.

Isso é uma ótima notícia para a B3, que lucra de duas formas: na taxa de listagem que as empresas pagam para entrar na Bolsa, e no aumento do volume de negociações que ocorrem dentro da plataforma.

Com um maior número de ativos, mais pessoas podem investir, aumentando o faturamento com taxas e emolumentos.

3. A volatilidade é um prato cheio

Em razão das incertezas da pandemia somadas à alta do dólar, vivemos um período de volatilidade intensa na Bolsa, e isso bagunça os ativos de risco, como as ações.

Mas você sabia que a B3 se beneficia com essa volatilidade?

Independente da situação da Bolsa, seja de queda ou de alta, a companhia ganha dinheiro com as taxas cobradas na compra e venda de ações. E um cenário volátil propicia essas movimentações.

Basta olhar para os resultados do ano passado, marcado pela crise do coronavírus. A receita do último trimestre aumentou cerca de +44% em relação à mesma época de 2019.

4. Surfando os movimentos do dólar

Pode ser que você esteja se perguntando como a Bolsa brasileira iria se beneficiar da alta do dólar. Bom, isso acontece porque ela possui 15% da receita exposta em moeda americana.

Além de vender informações em dólar para portais como Bloomberg, as operações de derivativos da B3 são também denominadas em dólar. Assim, o contexto do câmbio colabora para o crescimento da receita da companhia, dado que o dólar está valorizado.

5. A ação está abaixo de valor justo

Se você chegou até aqui, deve ter entendido que B3SA3 é uma ação atrativa sob diversos aspectos. Mas isso significa que é a hora de comprá-la?

Entendo que, a resposta é sim: agora é o momento de você comprar essa ação.

Ela é negociada a 20 vezes lucros, enquanto outras Bolsas globais negociam a até 40x lucros. A B3 está bem mais barata do que a média das ações das Bolsas do mundo.

Investing.com
https://br.investing.com/analysis/por-que-a-b3-e-a-minha-acao-preferida-200441608