O que fazer em Campos do Jordão, a cidade mais charmosa de São Paulo

O que fazer em Campos do Jordão, a cidade mais charmosa de São Paulo

Campos do Jordão é queridinha dos paulistanos. A cidade mais charmosa da Serra da Mantiqueira está a 180 km da capital. A elegância é ainda maior durante o inverno, quando as baixas temperaturas se combinam à arquitetura em estilo enxaimel, e o resultado é o clima ideal para se deliciar com vinhos e fondues. Para além do centro, a chamada Vila Capivari, o destino também se destaca pela natureza, parques e museus.

Onde fica Campos do Jordão?




A 180 km de São Paulo, Campos do Jordão está na Serra da Mantiqueira, próximo a São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal. O município está na Serra da Mantiqueira, a uma altitude de mais de 1.600 m. É a cidade mais alta do país! E assim se justifica o friozinho. Não raramente os termômetros chegam a marcar 5°C à noite.

O inverno é o período favorito dos turistas, que lotam as ruas da Vila Capivari e a frente das lareiras, muito comuns nas casas, restaurantes e hotéis. Julho é o mês mais agitado, e é também o mês da Festival de Inverno, o maior festival de música clássica da América Latina. A edição deste ano, porém, foi adiada para janeiro de 2021, por conta da pandemia de covid-19.

O que fazer em Campos do Jordão?


Vila Capivari



As construções em estilo germânico dão um charme europeu para o centro de Campos do Jordão

A Vila Capivari é o centro de Campos do Jordão, e o local onde os turistas se reúnem, seja de dia ou de noite. Por lá, o passeio é visitar lojas, especialmente de roupas de frio e de chocolates, e aproveitar os bares e restaurantes. São várias opções, mas o menu favorito é o de fondues, tanto doces quanto salgados. A arquitetura merece menção: com estilo germânico, a sensação é de estar em uma cidadezinha europeia.

Morro do Elefante


Um dos passeios clássicos da cidade é o de teleférico, que sai do Parque Capivari rumo ao Morro do Elefante


Ali próximo ao centro está o Parque Capivari, o ponto de partida do teleférico! O passeio é obrigatório na lista do que fazer em Campos do Jordão. O destino é o Morro do Elefante, e a vista panorâmica sobre a cidade compensa a adrenalina da subida. Antes de descer, não deixe de tirar fotos! Além do teleférico, é possível chegar ao Morro do Elefante de carro, em um trajeto de 2 km desde a Vila Capivari.

Parque Estadual Campos do Jordão



O Parque Estadual é um verdadeiro encanto, com cerca de 8 mil hectares e mais de 186 espécies de aves

A cerca de 12 km do centro, o Parque Estadual Campos do Jordão é incrível para apreciar a natureza do destino. Também chamado Horto Florestal, o parque possui mais de 8 mil hectares de área. Os visitantes aproveitam espaço infantil, viveiro e quatro opções de trilhas, que juntas totalizam 12 km. Uma delas tem como destino uma cachoeira! Com custo à parte é possível se aventurar na tirolesa, alugar bicicletas e realizar uma refeição ou um lanche no restaurante ou no foodtruck.

Amantikir


O Parque Amantikir é um dos principais pontos turísticos da cidade! São 60 mil m² e mais de 700 tipos de plantas

Com 60 mil m², o parque Amantikir é um dos principais passeios a fazer em Campos do Jordão. Criado em 2007, seus jardins são inspirados nos jardins europeus, e contam com mais de 700 espécies de plantas. O parque, a 10 km do centro da cidade, conta com estacionamento, café, restaurante e trilha, além de mirantes perfeitos para fotos.

Museu Felícia Leirner



O Museu Felícia Leirner possui 85 esculturas ao ar livre | Daniel Gravina Gomes Santiago/CC BY-SA

O Museu Felícia Leirner, a 9 km desde o centro, é composto por 35 mil m² e um conjunto de 85 esculturas da artista, dispostas ao ar livre. Felícia Leirner nasceu na Polônia e mudou-se para Campos do Jordão, onde inaugurou seu museu em 1978, concluído em 1982. Sua obra se destaca no universo da arte moderna nacional e internacional. No passeio, a arte traduzida em bronze, cimento branco e granito se combina à natureza. É ali que está também o Auditório Claudio Santoro, onde acontece o Festival de Inverno.

Palácio Boa Vista


Sinta-se em um castelo europeu no Palácio Boa Vista, com 105 cômodos | Tomás R M de Paula/CC BY-SA

Residência de inverno do governador de São Paulo, o Palácio Boa Vista é um museu com incrível acervo, que inclui mobiliário, porcelanas, prataria, esculturas e pinturas. Além do valor histórico e artístico, a arquitetura do palácio lembra castelos europeus. São 35 ambientes e 105 cômodos! Para conhecer, são oferecidas visitas guiadas e gratuitas. O Palácio e a Capela do Palácio, que surpreende pela construção, não podem faltar na lista do que fazer em Campos do Jordão.

Parque das Cerejeiras

Se a sua viagem a Campos do Jordão for entre os meses de julho e agosto, o Parque das Cerejeiras Vila Albertina não pode faltar no roteiro. É o período da florada, quando o encanto é garantido pelas árvores forradas por delicadas flores rosas. No mesmo período acontece a Festa da Cerejeira em Flor de Campos do Jordão, que reúne apresentações artísticas, comidas típicas e produtos japoneses. Nos dias mais tranquilos, a dica é ir preparado para um piquenique. O parque está a 8 km da Vila Capivari.

Ducha de Prata

Um dos passeios mais tradicionais de Campos do Jordão é a Ducha de Prata, um conjunto de quedas d'água artificiais, que os turistas podem observar e tirar fotos desde as passarelas de madeira. A entrada é gratuita e a localização é pertinho do centro. Se você fizer o passeio do Trenzinho da Montanha, que parte desde o Parque Capivari, a Ducha de Prata é uma das paradas.

Pedra do Baú


Os aventureiros adoram o complexo da Pedra do Baú, composto por três rochas a 25 km de Campos do Jordão

O Complexo da Pedra do Baú é, na verdade, um conjunto de rochas, composto por Bauzinho, Pedra do Baú e Ana Chata. É um prato cheio para os aventureiros! São várias vias de escaladas disponíveis, para diferentes níveis de dificuldade, inclusive uma trilha tranquila para fazer com crianças. No topo, a vista para a Serra da Mantiqueira é incrível! O acesso ao complexo fica em São Bento do Sapucaí, mas a proximidade com Campos do Jordão, a cerca de 25 km, torna o passeio ótima opção para quem visita Campos.

Portal de Campos do Jordão e Vista Chinesa


O portal de Campos do Jordão tem a arquitetura típica da cidade | Governo do Estado de São Paulo/CC BY

Ao chegar a Campos do Jordão, vale fazer uma parada no portal da cidade, com arquitetura típica, para tirar aquela foto tradicional. Já ao deixar a cidade, o Mirante Belvedere vale alguns minutos de pausa antes de cair na estrada. A 3 km desde o portal, o mirante também é chamado Vista Chinesa, e rende fotos bonitas das montanhas e natureza da região, especialmente ao entardecer.

Restaurantes em Campos do Jordão



Em Campos do Jordão, o clima é perfeito para saborear deliciosos fondues, especialidade dos restaurantes locais

Chopperia Baden Baden

Há mais o que se fazer no centro de Campos do Jordão: deliciar-se com o restaurante mais famoso do destino. A Chopperia Baden Baden é referência, graças ao cardápio com delícias típicas alemãs e cervejas próprias, que foram criadas na cidade e hoje pertencem ao grupo Heinekein. Experimente chucrute, joelho de porco, massas típicas e também fondues, além de sobremesas como strudel. Todos os pratos harmonizam com as cervejas!

Restaurante Pontremoli

Um pouco mais afastado da Vila Capivari, a cerca de 9 km, o Restaurante Pontremoli é um dos mais cobiçados de Campos do Jordão. O bistrô é charmoso desde a arquitetura, e oferece aos clientes a possibilidade de um jantar ao ar livre. O clima é de romance, e a vista é privilegiada. O cardápio é de pratos italianos, e vinhos são sempre bem-vindos para acompanhar. Vale reforçar que o atendimento é somente com reserva.

Santa Collina Restaurante & Fondue

Campos do Jordão combina com fondue! O Santa Collina Restaurante & Fondue, na Vila Capivari, é especialista no assunto, com diversos tipos, desde fondues salgados, de carne e queijo, até os doces, com chocolate tradicional ou com Leite Ninho e Nutella. O cardápio possui também porções, hambúrgueres, massas, carnes e pratos kids (crianças podem, inclusive, brincar no espaço infantil). O ambiente é rústico, com mesas internas e ao ar livre, e um gazebo em vidro.

Onde se hospedar em Campos do Jordão

Blue Mountain Hotel & SPA


Grandiosidade e elegância são adjetivos perfeitos para o Blue Mountain Hotel & SPA

A 4 km da Vila Capivari, o Blue Mountain Hotel & SPA se destaca entre os hotéis de Campos do Jordão! Com toques de sofisticação, possui duas piscinas aquecidas e cobertas, cercada por uma estrutura de aço e vidro e bela paisagem. Os momentos de bem-estar continuam com jacuzzis e SPA, e os pequenos se divertem com kids' club com recreação monitorada. Ao reservar é possível escolher entre duas opções de pensão.

Là-Bas Suites de Montagne



O charme da Là-Bas Suites de Montagne está nas acomodações aconchegantes e completas

Charme e conforto traduzem a pousada Là-Bas Suites de Montagne. O clima da hospedagem é aconchegante e intimista, graças às acomodações. Todas têm 35 m², varanda, TV, aquecedor, sala de estar e cozinha equipada. O café da manhã está incluso na tarifa, e é servido em cestas, direto nas suítes. Além das comodidades, a hospedagem a apenas 1 km do centro de Campos do Jordão.

Pousada Nacional Inn


Quem se hospeda na Pousada Nacional Inn pode fazer uma caminhada até a Vila Capivani, a 1 km

Charme e singeleza! A Pousada Nacional Inn está a apenas 1 km da Vila Capivari e do Morro do Elefante. Além da localização privilegiada, o café da manhã está incluso na tarifa, com diversos itens, de bolos a frutas. A pousada oferece ainda ofurô com hidromassagem, sala de TV e academia.

Nacional Inn Campos do Jordão


O Nacional Inn Campos do Jordão, a 2 km do centro turístico, é charmoso no exterior e completo no interior

O Nacional Inn Campos do Jordão é mais uma opção de hospedagem repleta de charme! Sua arquitetura em estilo europeu está em total sintonia com o destino, e a Vila Capivari está a apenas 2 km. Hóspedes aproveitam piscina coberta e aquecida com ofurô, playground, salão de jogos e academia, e desfrutam de café da manhã incluso na tarifa, com mais de 50 itens.


Golden Park Campos do Jordão


A natureza compõe o cenário do Golden Park Campos do Jordão, hotel completo e próximo ao portal da cidade

Cercado pela natureza, o Golden Park Campos do Jordão está a 500 m do portal da cidade e a 6 km da Vila Capivari! Sua infraestrutura conta com piscina coberta, com ofurô suspenso, banheiras de hidromassagem, lago com pedalinho, playground e mais. O café da manhã está incluso na tarifa, e entre os 40 itens ao dispor estão frutas, iogurtes, cereais, geleias e tortas e pães caseiros.

Castelo Nacional Inn


O Castelo Nacional Inn, a menos de 1 km do Palácio Boa Vista, é inconfundível, graças à sua arquitetura
O Castelo Nacional Inn é, literalmente, um castelo! Sua arquitetura única chama atenção em Campos do Jordão, e seu interior acompanha o estilo. Hóspedes aproveitam piscina coberta e aquecida, hidromassagem, academia sala de jogos e sala de cinema. Já para conhecer mais do destino, vale destacar a localização a 900 m do Palácio Boa Vista e a 2 km do Museu Felícia Leirner.

Zarpo Magazine
https://magazine.zarpo.com.br/o-que-fazer-em-campos-do-jordao/