O prédio do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro - Reprodução |
Arquivo Nacional recebe doação sobre cultura iorubá e religiosidade afro

Arquivo Nacional recebe doação sobre cultura iorubá e religiosidade afro

  • Material foi coletado ao longo de anos pelo jornalista e antropólogo Fernandez Portugal Filho
  • Instituição destaca que nova aquisição amplia a diversidade de documentos sob sua guarda

Mônica Bergamo

O Arquivo Nacional recebeu uma doação de documentos sobre religiosidade afro-brasileira e debates políticos que marcaram a experiência negra no Brasil. Esse acervo fazia parte do Centro de Estudos e Pesquisas de Cultura Iorubá, fundado em 1977.

Ao longo de décadas, o jornalista, antropólogo e babalaô Fernandez Portugal Filho reuniu o material. Em 1999, a instituição já tinha feito a doação de um primeiro lote, composto por recortes de jornais, convites, material bibliográfico, folhetos e divulgações de eventos relacionados à arte e cultura negra, à luta contra a discriminação racial, à saúde da população negra, ao feminismo, à política e ao movimento negro.

Documentos sonoros e audiovisuais também estão em vias de serem adquiridos pelo Arquivo Nacional.

O material está sendo analisado pela Divisão de Processamento Técnico de Documentos Privados da instituição, que também entrevistou na segunda (17) Fernandez Portugal para entender o processo de formação do acervo.

Para o Arquivo Nacional, a aquisição do material amplia a diversidade de documentos sob a guarda da instituição.

com DIEGO ALEJANDRO, KARINA MATIAS e VICTÓRIA CÓCOLO

Folha de S.Paulo
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2025/11/arquivo-nacional-recebe-doacao-sobre-cultura-ioruba-e-religiosidade-afro.shtml