O cantor Jimmy Cliff morreu aos 81 anos e deixa um legado que inclui uma relação próxima com o Brasil. Splash relembra as principais conexões do ícone do reggae com o país.
De filha baiana às novelas
A artista brasileira Nabiyah Be é fruto do relacionamento do cantor com Sônia Gomes. Nascida e criada até os 18 anos em Salvador, ela é atriz e cantora. Nabiyah já esteve no filme "Pantera Negra" e na série "Daisy Jones and The Six". Em entrevista ao podcast Papo com Clê, a atriz contou que quem apresentou os pais foi Margareth Menezes e que eles se conheceram em uma cerimônia de ayahuasca.Jimmy esteve no Rio de Janeiro em 1968 como um dos candidatos no Festival Internacional da Canção. O evento acontecia no Maracanãzinho e logo Jimmy Cliff se consolidaria como uma estrela internacional do reggae, sendo um dos nomes mais importantes da música jamaicana.
Impactado pelo país, ele lançou o disco "Jimmy Cliff in Brazil". Na capa do projeto, de 1968, ele aparece diante da praia de Copacabana. Nele, Jimmy traz versões em inglês de músicas como "Andança", de Edmundo Souto, Paulinho Tapajós e Danilo Caymmi.
O cantor também esteve presente em novelas brasileiras com suas canções. A primeira a entrar em uma novela da Rede Globo foi "Love I Need", em "Água Viva", de 1980. Outras que também foram trilha sonora são: "Reggae Night" em "Voltei pra Você", de 1983; "Hot Shot" na primeira versão de "TiTiTi", de 1985; "Now and Forever" em "Brega & Chique", de 1987; "Rebel In Me" em "Rainha da Sucata", de 1990; entre outros sucessos.
Em 1984, ele gravou o clipe de "We All Are One" no Rio. Ele viajava tanto para o país que virou brincadeira entre os fãs dizer que era fácil encontrá-lo na Zona Sul da Cidade Maravilhosa.
Ele namorou a brasileira Harumi Ishihara, 73, que participou do BBB 16 (Globo). Ela chegou a fazer uma ponta em um clipe do músico. Harumi lamentou a morte do cantor: "Uma grande paixão, descanse em paz", escreveu.
Uol
https://www.uol.com.br/splash/noticias/2025/11/24/jimmy-cliff-relacao-com-brasil.htm




