O presidente Luiz Inácio Lula da Silva; o ex-presidente Jair Bolsonaro; a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro; e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Reprodução/Divulgação) |
Eleição presidencial: nova pesquisa mostra que Lula parou de subir

Eleição presidencial: nova pesquisa mostra que Lula parou de subir

Levantamento foi divulgado nesta terça-feira pelo instituto Paraná Pesquisas


Por José Benedito da Silva 

Após ter experimentado uma melhora pequena, mas gradativa, nas projeções de intenção de votos no segundo semestre, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva parou de subir nas simulações para a corrida eleitoral de 2026, segundo levantamento feito entre os dias 6 e 10 de novembro pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta terça-feira, 11. De acordo com o levantamento, o presidente oscilou negativamente em todos os cenários pesquisados.

Em um eventual confronto de primeiro turno com o ex-presidente Jair Bolsonaro (que está inelegível), por exemplo, o petista, que havia aberto seis pontos de diferença em outubro, voltou a ficar empatado tecnicamente com o rival: ele tem 35,6% das intenções de voto contra 32,1% do ex-presidente - a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na sequência, aparecem pela ordem o ex-governador Ciro Gomes (PSDB) e o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), ambos empatados na margem de erro. Depois, vêm os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) - veja o quadro completo abaixo.

Primeiro turno - Lula x Bolsonaro
Primeiro turno - Lula x Bolsonaro (Paraná Pesquisas/Reprodução)

No cenário em que o adversário é o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Lula constrói a sua maior vantagem - ele tem 36,3% contra 19,7% do rival -, mas mesmo nessa simulação o petista oscilou negativamente - veja quadro completo abaixo.

Primeiro turno - Lula x Flávio Bolsonaro
Primeiro turno - Lula x Flávio Bolsonaro (Paraná Pesquisas/Reprodução)

Lula também oscilou para baixo na corrida com Michelle Bolsonaro (PL), mas não viu a sua vantagem diminuir porque a ex-primeira-dama também variou negativamente - veja quadro abaixo.

Primeiro turno - Lula x Michelle Bolsonaro
Primeiro turno - Lula x Michelle Bolsonaro (Paraná Pesquisas/Reprodução)

Se a disputa fosse contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o movimento de Lula em relação ao levantamento anterior também é parecido: ele oscila para baixo, enquanto o adversário faz o movimento contrário - veja o quadro abaixo.

Primeiro turno - Lula x Tarcísio de Freitas
Primeiro turno - Lula x Tarcísio de Freitas (Paraná Pesquisas/Reprodução)

Segundo turno

Já nas simulações de segundo turno, Lula está agora empatado tecnicamente com os principais adversários, embora ainda apareça numericamente à frente de todos (veja quadro abaixo).

O único cenário em que o petista lidera fora da margem de erro é contra Flávio Bolsonaro.

Segundo turno
Segundo turno (Paraná Pesquisas/Reprodução)

Pesquisa

O levantamento do Paraná Pesquisas ouviu 2.020 eleitores em 164 municípios de 26 estados e do Distrito Federal.

Veja
https://veja.abril.com.br/politica/eleicao-presidencial-nova-pesquisa-mostra-que-lula-parou-de-subir/