Lando Norris vence GP São Paulo e abre vantagem na reta final do Mundial de F-1

O inglês Lando Norris, da McLaren, garantiu a vitória no GP de São Paulo de Fórmula 1 disputado neste domingo, dia 9, no autódromo de Interlagos. Dominando a prova desde o seu início, manteve o ritmo seguido primeiro pelo seu companheiro de escuderia Oscar Piastri e depois por Andrea Kimi Antonelli da Mercedes, que formou a dupla. Em terceiro no pódio, o atual campeão mundial Max Verstappen, da Red Bull Racing, que saiu de 19º ao largar nos boxes para finalizar em terceiro numa bela corrida de recuperação.

No pódio, Lando Norris dedicou a vitória ao seu mentor, o piloto brasileiro de Fórmula Indy Gil de Ferran, que morreu no final em 2023, nos Estados Unidos. George Russel, da Mercedes foi o quarto colocado, seguido por Oscar Piastri na quinta posição. Gabriel Bortoleto, único brasileiro que disputa a F-1, sofreu um acidente nos treinos de sábado e, no domingo, teve que abandonar precocemente a prova ao ser atingido por Lance Stroll na curva do Pinheirinho, quando rodou e quebrou a suspensão do carro.


Lando Norris celebra a vitória no GP de São Paulo  Mark Thompson/Getty Images

Após a edição brasileira, o Mundial de F-1 segue para o seu final com Lando Norris ampliando sua liderança para 399 pontos, contra 366 de Oscar Piastri, comprovando que 2025 será o ano de hegemonia da McLaren contra Red Bull Racing, Mercedes e Ferrari. O atual campeão Max Verstappen é o terceiro, com 341 pontos, seguido por George Russel (276), Charles Leclerc (214) e Lewis Hamilton (148 pontos).

A próxima corrida do circuito mundial está marcada para o dia 22 de novembro, o GP de Las Vegas, em Nevada (EUA). A temporada termina com as etapas árabes da competição: o GP do Catar, dia 30; e o GP de Abu Dabi, dia 7 de dezembro.