O cavalo Obataye atropelou forte na reta de chegada sobre o ponteiro Euseiquevouteamar e conquistou com firmeza o 41º GP Latino-Americano (G.1), realizado no último sábado, dia 18, no Hipódromo Brasileiro. Com mais essa importante vitória, o defensor do Haras Rio Iguassu, criação do Haras Palmerini, firmou-se como o melhor corredor da atualidade do continente, uma vez que já havia levantado o GP Brasil (G.1) e o GP Copa Clássica Matias Machline (G.1) entre outros êxitos.

Obataye | Foto: Sylvio Rondinelli/JCB
Treinado por Antônio Oldoni, o pilotado de João Moreira percorreu os 2.000 metros no tempo de 1'58"59, na pista de grama macia. Na segunda colocação finalizou o chileno Medjool, do Stud Mirador, montado por J. Gonzalez, e, empatados, no terceiro posto chegaram Seiquevouteamar, do Brasil, e outro chileno, May Way, que largou pela baliza 16, por fora de todos. A égua Ethereum, a mais apostada entre os concorrentes brasileiros, terminou a prova na quinta posição, numa corrida bem abaixo das expectativas.
O ganhador Obataye é um cavalo de cinco anos, filho de Courtier e Surfi'N USA, por Crimson Tide, que atingiu a nona vitória de sua campanha, incluindo agora um terceiro êxito em provas de Grupo I (duas na Gávea e uma em Cidade Jardim).