Presidente Lula no Palácio do Planalto. - Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo |
Lula diz que avião da FAB que o levaria para ilha do Marajó teve problema no motor: 'Descemos com medo de pegar fogo'

Lula diz que avião da FAB que o levaria para ilha do Marajó teve problema no motor: 'Descemos com medo de pegar fogo'

Presidente está no Pará, em agenda de inaugurações pré-COP 30


Por Karolini Bandeira - Brasília

Em agenda de inaugurações no Pará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva relatou nesta sexta-feira que a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que o levaria ontem para Breves, na Ilha do Marajó, apresentou falha no motor antes da decolagem. A comitiva precisou desembarcar e trocar de aeronave.

O problema ocorreu ainda em solo, segundo o presidente, e a equipe desceu do avião com receio de incêndio, e embarcou em uma aeronave modelo C-97 Brasília.

- Ontem, ao embarcar para a Ilha do Marajó, teve um problema no motor do avião Casa, da FAB. Tenho que agradecer a Deus porque poderia ter acontecido quando eu estivesse no ar. Ainda em terra, tivemos que descer do avião com medo de o avião pegar fogo. Aí fomos em um avião Brasília - declarou Lula em entrevista à TV Liberal.

Lula manteve os compromissos previstos no estado. Após a ocorrência, pela noite, o presidente disse ter visitado a Igreja Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré:

- Eu fui de noite agradecer à Nossa Senhora.

O jornal questionou a FAB sobre o incidente, mas não obteve retorno até o momento.

Não é a primeira vez que o presidente lida com falhas no avião durante agendas do mandato. Em outubro de 2024, a aeronave que transportava a comitiva presidencial na volta de uma viagem ao México apresentou problemas técnicos e precisou dar 50 voltas, antes de pousar, para consumir o combustível necessário.

Na ocasião, o avião teve um problema que levou à redução na potência do motor. O problema surgiu logo após ele decolar no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles.

Lula, ministros e parlamentares que o acompanhavam ficaram mais de 5 horas em voo, até conseguirem pousar novamente no mesmo aeroporto para trocar de aeronave.

O Globo
https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2025/10/03/lula-diz-que-aviao-da-fab-que-o-levaria-para-ilha-do-marajo-teve-problema-no-motor-descemos-com-medo-de-pegar-fogo.ghtml