O anúncio foi feito no último final de semana. Aos 89 anos, o treinador mais famoso e premiado do turfe mundial, D. Wayne Lukas, foi internado em um hospital em Louisville, Kentucky, e não voltará mais a cuidar de seus campeões nas pistas. Quem assumirá a tarefa de treinador será Bas Nicholl, seu assistente de longa data.
Foi a família e a equipe profissional de Lukas que comunicaram à imprensa sua aposentadoria. Após uma bateria de exames no hospital, ele será levado para sua casa, onde continuará o tratamento paliativo para uma severa infecção sanguínea que ressurgiu após breve recuperação. Foi um intervalo que permitiu ao veterano treinador acompanhar, até recentemente, os trabalhos diários em suas cocheiras.
Segundo o Equibase, banco de dados do turfe norte-americano, D. Wayne Lukas encilhou 4.967 ganhadores nas pistas, que conquistaram no total mais de US$ 301 milhões em prêmios. Seus números foram sempre extraordinários: quatro vezes vencedor do Eclipse Award, 20 vitórias em provas da Breeders Cup e 15 vitórias em páreos da tríplice coroa (quatro Kentucky Derbies, sete Preakness e quatro Belmont Stakes).
Essas vitórias foram obtidas com animais com o potro Codex (primeira conquista em prova da tríplice coroa), com a excepcional potranca Winning Colors, Lady's Secret, Criminal Type, Charismatic, Oxbow, até chegar a Seize the Grey, seu último êxito no Preakness, em 2024.
Antes de se tornar um premiado profissional nas corridas do Puro-Sangue Inglês, D. Wayne Lukas, que nasceu em 1935 em Wisconsin, foi técnico de basquete em sua juventude. Nos anos de 1960, conheceu o circuito do cavalo Quarto-de-Milha e fez carreira no hipódromo de Los Alamitos, na Califórnia.