Journalism vence em final espetacular o Preakness Stakes, em Pimlico, nos Estados Unidos

O potro Journalism confirmou seu favoritismo e ganhou neste sábado, dia 17, o Preakness Stakes (G.1), disputado no hipódromo de Pimlico, em Baltimore, nos Estados Unidos. O mérito do campeão, e de seu jóquei Umberto Rispoli, foi protagonizar uma reta de chegada sensacional. Primeiro o filho de Curly e Mopotism, por Uncle Mo, avançou entre dois concorrentes quando tudo parecia perdido. Apesar do prejuízo sofrido, veio então sua atropelada sensacional sobre o ponteiro Gosger, conduzido por Luiz Saez.

O segundo colocado da prova foi Gosger, montaria de Luiz Saez, seguido por Sandman, com John Velazquez, na terceira posição, e, Gol Oriented, sob direção de Flavien Prat, na quarta colocação. O tempo do páreo, corrido sobre 1.900 metros, foi de 1'55"47, na pista de areia.


O potro Journalism - © Toni L. Sandys/The Washington Post

O jóquei Umberto Rispoli é o primeiro italiano a montar um ganhador do Preakness e de uma prova da Tríplice Coroa norte-americana. Aos 36 anos, ele nasceu na cidade de Macerata, região central da Itália, e começou a montar em Varese. Depois mudou-se e foi trabalhar nos turfes francês e asiático (Hong Kong), até chegar, no final de 2019, a Califórnia.

O jóquei Umberto Rispoli - Divulgação

Treinado por Michael W. McCarty, Journalism foi criado no Kentucky por Don Alberto Corporation - braço norte americano do tradicional haras chileno Don Alberto, pertencente à empresária Liliana Solari (Grupo Falabella). Hoje, essa criadora é uma das titulares do condomínio formado por Eclipse Thoughbread, Bridlewood Farm, Robert Lapenta.

Foto: Bill Denver/Divulgação Maryland Jockey Club

Há duas semanas, Journalism havia corrido o Kentucky Derby (G.1), primeira prova da Tríplice Coroa norte-americana, em Churchill Downs. Também na condição de força do páreo, perdeu para Sovereignty, da Godolphin Farm, sendo que este potro foi poupado da disputa do Preakness, etapa intermediária da Tríplice Coroa.