De acordo com aliados, convite está condicionado à presença do deputado até o fim do governo, abrindo mão de disputar eleição do ano que vem
Por Sérgio Roxo - Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sondou o deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) sobre a possibilidade de ele assumir a Secretaria-Geral da Presidência, pasta com assento no Palácio do Planalto responsável por fazer a relação entre o governo e os movimentos sociais.
De acordo com integrantes da gestão petista, a conversa aconteceu em meados do mês passado no Palácio da Alvorada. Lula quis saber se Boulos aceitaria abrir mão de disputar a eleição do ano que vem, para, caso seja nomeado, poder ficar no cargo até o fim do mandato do petista. A informação foi revelada pelo jornal O Estado de S. Paulo e confirmada pelo GLOBO.
Auxiliares do presidente disseram que a decisão sobre a entrada de Boulos no governo ainda não foi tomada. Depois da reunião de abril, não houve mais conversas de Lula com Boulos.
Caso seja escolhido, o deputado do PSOL substituiria o atual ministro Márcio Macêdo, cuja saída do governo é especulada desde o ano passado. O atual titular da Secretaria-Geral foi criticado por Lula por causa da baixa adesão no ato de celebração do Dia do Trabalho no ano passado, que teve a presença do presidente.
Há uma avaliação ainda no Planalto que o governo precisa intensificar a relação com os movimentos sociais de olho na disputa eleitoral do ano que vem. Boulos iniciou sua atuação política como líder do Movimentos dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).
O deputado também mantém uma relação estreita com Lula. O presidente bancou o apoio do PT à candidatura de Boulos a prefeito de São Paulo no ano passado, quando ele foi ao segundo turno e perdeu para Ricardo Nunes (MDB).
Em 2022, Boulos foi o deputado federal mais votado de São Paulo, escolhido por 1.001.453 eleitores. Por isso, a sua eventual saída da disputa eleitoral no ano que vem pode prejudicar o PSOL, que lutará para superar a cláusula de barreira. No PT, é discutida a possibilidade de Boulos migrar para o partido.
O Globo
https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2025/05/06/lula-sonda-boulos-para-assumir-secretaria-geral-ministerio-com-assento-no-palacio-do-planalto-planalto.ghtml